Num ano em que o fantasma da possibilidade de alguns cemitérios encerrarem portas no Dia de Todos os Santos, mais do que nunca é importante celebrarmos os nossos que já partiram, homenageando-os. Muitos partiram sem a possibilidade de se despedirem e este primeiro Dia de Todos os Santos em plena pandemia é mais importante do que nunca. Se tem receio de ir ao cemitério e encontrar multidões, encomende os arranjos florais na sua florista habitual e peça-lhe que os vá depositar nas campas que lhe indicar.
flor todos os santos
Foi no século II que se começou a celebrar o Dia de Todos os Santos, altura em que alguns cristãos decidiram homenagear os que tinham sido perseguidos e martirizados por causa da sua fé. Contudo, a sua celebração regular arrancou oficialmente bem mais tarde quando, em 13 de Maio de 610, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão a Maria e todos os mártires.
flor todos os santos
O Papa Gregório III acabou por alterar a data para 1 de Novembro, dedicando-a a todos os que tinham vivido a sua existência de acordo com o Evangelho e eram, por isso, consideradas santas.
flor todos os santos
Na véspera de Todos os Santos, a 31 de Outubro, nos países com países com raízes celtas celebra-se o Dia das Bruxas, por se acreditar que as almas dos mortos descem à terra. Hoje, esta data é conhecida como Halloween.